[ad_1]
A Carta Arqueológica de Abitureiras foi apresentada por António Matias, ostearqueólogo da Câmara de Santarém que leadera a equipa que nos últimos anos realizou o levantamento que permite a apresentação da Carta Arqueológica de Santarém que identifica 461 sítios arqueológicos. A sessão de apresentação teve lugar na Junta de Freguesia e contou com a participação de António Silva Branco, presidente da Junta de Freguesia e restantes membros do Executivo.
A Câmara de Santarém está a proceder à apresentação da Carta Arqueológica em cada uma das freguesias Concelho, "com o objetivo de fomentar o diálogo com a população, despertar consciências sobre a memória coletiva ea identidade local, de modo a que, cada munícipe sinta que tem um papel importante, ativo e insubstituível na proteção e salvaguarda do património cultural local ".
"O diálogo com a população revela-se essencial para o despertar de consciências sobre a memória coletiva e identidade local e é tarefa obrigatória dos arqueólogos e de outros especialistas na área do património cultural, formar e sensibilizar a comunidade para a importância de preservação do património ", Refere a nota do Município.
A partir de um sótios arqueológicos identificados na freguesia de Abitureiras, pretende-se dar a conhecer a história bem antiga desta zona e desmistificar toda a atividade arqueológica inerente, a saber: Casal do Galinheiro, Encosta do Cabeço da Morena, Lamarosa, Vale da Chouraca, Alto dos Matoutinhos, Vale da Talha, Vale das Cabaças, Quinta do Roberto e Vale da Chourça 2.
No próximo dia 23 de novembro (sexta-feira), às 21h30, será apresentada a Carta Arqueológica Municipal, na Junta de Freguesia de Abrã.
Source link